O alucinado tempo da sala de aula

Posted: segunda-feira, 22 de agosto de 2011 by O Blog dos Poetas Vivos in Marcadores:
0


A questão do tempo é algo que deve ser pensado, analisado e otimizado na prática docente, pois é crucial a sua boa administração para um bom desempenho do professor, em seu planejamento de aulas, que possa se repercutir num desempenho positivo dos alunos. No entanto, lidar com o tempo não é tarefa fácil, exige um esforço contínuo de superação, ainda mais se pensarmos na dinâmica tensa do dia à dia escolar, principalmente ao lidar com o Ensino Médio e Fundamental II, onde tudo deve ocorrer muito rápido, o mais rápido possível, antes que bata o sinal de "troca de aulas" e os alunos simplesmete desapareçam, deixando o professor com aquele sentimento angustiante de "não consegui concluir". Chega ser alucinante este esvaziar e encher das salas de aulas a cada TREEEEEEEEEEEEMMMMMMMM do sinal. Ainda mais ambígua parece ser a tentativa de converter o tempo cronos da sala de aula em tempo cairós, as vezes a aula acontece, capta os alunos, arrebata-os e quando caminhamos para discussões mais complexas, TREEEEEEEEMMMMMMM, o sinal bate e acaba com o encantamento que, os alunos não sabem, mas nós levamos um bom tempo para preparar.
Bem, é fato que o número de "horas atividade" somado ao número de alunos por sala, somado à quantidade de aulas que o professor deve lecionar para ganhar tal salário não são pontos favoráveis à atividade docente, entretanto, acima das dificuldades nós, professores, enquanto profissionais devemos manter a ética com nossos alunos e com nossa tarefa de educar, o que significa agir com seriedade e comprometimento. Deixar de cumprir efetivamente nossas atribuições porquê "não deu tempo", além de prejudicar os alunos prejudica à nós mesmos, fragiliza nossa postura e autoridade na sala de aula - uma vez que os alunos facilmente precebem quando o professor apenas "improvisa" - e então, dificulta a nossa prática.
Enfim, administrar tempo, dentro e fora da sala de aula (ou seja, desde a preparação até a "execução" da aula, ter previmente pensado sobre duração de cada atividade, etc.) é essencial na vida de um professor. Sobretudo, é importante não deixar os alunos "ociosos", saber lidar com o cronometrado tempo de aula de modo à potencializá-lo e não, ingenuamente, negligenciá-lo.

(Roberta Villa)

0 comentários:

expresse algo!