A Pirâmide da Opressão

Posted: sexta-feira, 11 de setembro de 2009 by O Blog dos Poetas Vivos in Marcadores: ,
6

Esclareço de antemão aos rebeldes: não amo o capitalismo nem os USA. O neoliberalismo é uma porcaria, assim como o McDonald's. O comunismo é melhor que o capitalismo. Aliás, Qualquer coisa é melhor que o capitalismo. Pronto. Visto que não sou reacionário, sigamos.
Estive observando em oportunidades fornecidas por meu cotidiano o quanto os aspirantes à marxista são insuportáveis. Digo "aspirantes" porque parece que quanto menos se lê Marx mais se entende Marx, e quanto menos um marxista lê Marx mais chato ele é. Sem falar na maneira ridícula como procuram camuflar incompetências com o vitimismo barato que lhes é próprio. Parecem velhas ociosas e infelizes que se reunem em grupo para falar mal do compotamento dos vizinhos enquanto não descolam as bundas de suas confortáveis cadeiras de balanço.
.
As massas torcem por times de futebol. O que não é massa torce por partidos políticos.
E quem não torce por nenhum dos dois sofre pra caramba. É oprimido pelos oprimidos. Inclusive, não seria má ideia criar um partido que defenda os direitos dessa nova classe de oprimidos. Os mais oprimidos dentre os oprimidos, diga-se de passagem, pois estão realmente no fundo do poço, no mais baixo nível da base da pirâmide da opressão.

6 comentários:

  1. Anônimo says:

    Discordo, o comunismo não é uma opção melhor ao capitalismo e quanto ao neoliberalismo tem suas falhas mas não é de todo ruim, apesar de concordar que o McDonalds seja mesmo uma porcaria
    Julgar capitalismo e noeliberalismo dessa forma chega a ser um pouco ingênuo, caindo na vitimismo que citas.

  1. Pois então, Sr. Anônimo. É evidente que minha divisão maniqueísta da política econômica é deveras simplista e ingênua. Fiz isso para evitar os rebeldes e me esqueci dos relativistas, outro tipo de gente(?) insuportável.
    .
    Só se torna possível conceber o neoliberalismo como não sendo algo de todo ruim quando certa análize preguiçosa tem por princípio metodológico uma inferência analógica baseada no privilégio da primeira pessoa (pessoa que, na maioria das vezes, tem dificuldades para enxergar além do próprio umbigo).
    .
    Já o vitimismo, esta é a proposta. Ora, se os coitados dos oprimidos oprimem, mais coitados são os oprimidos pelos opriimdos. Convido-o a refletir sobre:
    .
    Pense só nos oprimidos que não comem carne e oprimem aos que comem, que não fumam e oprimem aos que fumam, que, talvez por consequência, não conseguem parceiros para tranzar e oprimem aos que tranzam, etc., etc., etc. É opressão pra cacete, e é disso que procurei tratar.

  1. Anônimo says:

    Gosto muito dessa sua idea em que o nivel mais baixo da piramide de opressão não sejam os desprovidos e sim, justamente o contrário (ou entendi errado?)

  1. Eu não ia falar, tenho muito o que fazer. Mas me incomodei e vou dizer rápido, mas vou. Vá lá meus caros, os marxistas, não sabem nem quem foi o Brumário e estão por aí, espalhados e resolvendo os problemas do mundo. Os neoliberais também, e até mesmo o André que em suas respostas resolveu uma velha peleja gramatical: o S x Z. Quero perguntar uma coisa para o Anônimo (lindo nome) o que inferno significa "não é de todo ruim?"
    A propósito da lebre fugida, eu li num livro do Campbell, que todos querem que o bem vença, mas ninguém quer estar lá para vê-lo vencer.

  1. Emmanuel, quem pensa que é para oprimir o Z? Por que apenas o S Transa, faz Sexo, Suruba, enfim, tudo que é Sacanagem? Isso é desigualdade Gramatical.

expresse algo!